Pular para o conteúdo principal

Criando o primeiro programa em Java no Windows

Neste tutorial vamos criar uma aplicação Java utilizando o um editor de texto qualquer e o prompt de comando do Windows.

Pré requisitos:


Escolha um local aonde você queira armazenar o seu programa e crie um diretório com o nome que desejar. Utilizaremos a unidade C: e criaremos um diretório com nome java, conforme no exemplo abaixo:


Dentro do diretório crie um bloco de notas com o nome Helloworld e abra o bloco de notas. 


Agora iremos escrever o nosso primeiro código em Java! Veja o exemplo:


Obs: A princípio não fique preocupado sobre o que significa cada nomenclatura, pois será explicado em um outro post.

Agora que escrevemos nosso primeiro código precisamos salvá-lo na extensão ".java". Vá em Arquivo > Salvar Como... e salve esse bloco de notas conforme o exemplo abaixo:


Após salvar o arquivo, note que agora contém dois itens com o mesmo nome, porém com extensões diferentes, isso significa que agora temos um arquivo na extensão .java e podemos compilá-lo e depois executá-lo. Agora copie o endereço do diretório que você salvou o seu arquivo .java, conforme o exemplo abaixo:


Com o endereço copiado o próximo passo é abrir o prompt de comando. Após abrir o prompt de comando utilizaremos o comando "cd" que tem a finalidade de abrir e fechar diretórios... Digite o comando "cd .." sem as aspas para fechar o diretório atual, use-o quantas vezes forem necessárias até ele chegar na sua unidade C: e então cole o endereço copiado, conforme o exemplo abaixo:


Agora vamos utilizar o comando cd + o caminho copiado para abrir o caminho onde o arquivo .java está localizado, conforme o exemplo abaixo


Note que agora estamos acessando o diretório que estão os dois arquivos que criamos.

Hora de compilar!

Agora vamos utilizar o compilador do Java utilizando o comando javac + Helloword.java, conforme o exemplo abaixo:



Note que agora foi criado um terceiro arquivo com extensão chamado Helloworld.class, esse arquivo é um arquivo compilado que tem a extensão ".class" e vai ser a partir dele que iremos executar o nosso primeiro programa.

Para executar esse arquivo compilado iremos utilizar apenas o comando java + "nome do arquivo compilado", nesse caso java Helloworld. Neste processo a JVM irá procurar qual é o arquivo .class cujo nome seja Helloworld, assim que achar ele vai executar, conforme o exemplo abaixo:


Pronto! O seu primeiro programa em Java foi executado. Caso queira fazer quaisquer alterações em seu programa e executá-lo novamente será necessário apenas abrir o arquivo .java com o bloco de notas, salvar após editar, compilá-lo utilizando o comando javac e executá-lo utilizando o comando java. Quaisquer dúvidas poste nos comentários. Bem vindo ao mundo Java!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O padrão CamelCase

CamelCase é o padrão que ensina a prática de escrever palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada em maiúsculo e unidas sem espaço. O CamelCase é um padrão muito utilizado em várias linguagens de programação, como o Java, PHP e Ruby. Apesar de ser um padrão muito adotado na programação, é normal encontrarmos algumas diferenças de uma linguagem para a outra. Mas por que eu devo utilizar o CamelCase? Esta é uma pergunta muito importante que você deve sempre fazer quando estudar um novo padrão.

Classes, Atributos e Métodos.

Projeto A partir desse post iremos considerar o desenvolvimento de um projeto para um supermercado, e o mesmo será utilizado como exemplo no decorrer dos demais post. Iremos começar pela criação de um produto para esse supermercado, mas como podemos transformar um objeto da vida real em código Java ? Classes Na linguagem Java todas as vezes que precisamos criar novos códigos ou transformar algum objeto da vida real em código, utilizamos as classes. As classes são constituídas por um nome, portanto iremos criar uma classe chamada Produto. Veja o exemplo abaixo: public class Produto { }