Pular para o conteúdo principal

Requisitos para fazer um programa

Boa parte das dúvidas da maioria das pessoas que estão iniciando em programação é entender o funcionamento do princípio básico de um programa, ou seja, todo o ciclo de vida do programa, desde a sua criação até a sua execução.

Edição de código

Todas as vezes que queremos criar um programa sempre pensamos em quais regras e passos iremos utilizar para chegar a um determinado resultado. Esse conjunto de regras e passos estruturados é chamado de algoritmo e é por meio dele que codificamos o nosso programa. Assim que analisamos a situação e queremos "passar esse algoritmo para o papel" nos deparamos com as tais linguagens de programação, que são interpretadas por meio de uma convenção que utiliza um padrão de código que nós reconhecemos, essa padronização de cada linguagem nós chamamos de syntax e será por meio dela que iremos conversar com o computador.

Compilação de Código

Mesmo utilizando uma syntax adotada, é muito difícil para o computador compreender o que queremos que ele faça, pois o computador entende apenas código binário, ou seja, 0 e 1 e por isso é utilizado um mecanismo que tem a finalidade de interpretar o nosso código que está próximo da "linguagem humanística"(algoritmos com uma syntax adotada) e transformá-lo em um arquivo que terá a responsabilidade de traduzir todo o nosso código para uma linguagem em que o computador compreenda, ou seja, 0 e 1. Esse processo é chamado de compilação.

Executando o código

Com o código compilado basta informar o computador que queremos executar esse arquivo gerado e ele saberá o que fazer desde sua inicialização, processo e finalização.

Linguagens de programação

Todas as linguagens são diferentes, seja ela procedural ou orientada a objeto, isso significa que cada uma possui padrões que por muitas das vezes são parecidos, mas que sempre contém uma determinada peculiaridade na regra específica, seja no código, syntax etc. Mas o ciclo sempre será o mesmo! Tendo ideia da forma que esse ciclo funciona fica muito mais fácil de estudar essas linguagens distintas!

Linguagem Java

Assim como toda linguagem o Java possui esse mesmo ciclo de vida. A única diferença é que não é compilado para o computador e sim para uma máquina virtual(JVM) que é responsável pela execução e gerenciamento do algoritmo. A vantagem em utilizar o Java é que não precisa se preocupar em compilar o código para o computador X ou Y e sim apenas para a JVM que é um convenção adotada para todo tipo de programa em Java.

Criação de um programa em Java

A parte mais difícil quando estudamos uma linguagem de programação é dar o primeiro passo. Pensando nesse ponto criamos um tutorial que você possa iniciar o seu estudo na criação de programas na linguagem Java. Clique aqui para verificar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O padrão CamelCase

CamelCase é o padrão que ensina a prática de escrever palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada em maiúsculo e unidas sem espaço. O CamelCase é um padrão muito utilizado em várias linguagens de programação, como o Java, PHP e Ruby. Apesar de ser um padrão muito adotado na programação, é normal encontrarmos algumas diferenças de uma linguagem para a outra. Mas por que eu devo utilizar o CamelCase? Esta é uma pergunta muito importante que você deve sempre fazer quando estudar um novo padrão.

Classes, Atributos e Métodos.

Projeto A partir desse post iremos considerar o desenvolvimento de um projeto para um supermercado, e o mesmo será utilizado como exemplo no decorrer dos demais post. Iremos começar pela criação de um produto para esse supermercado, mas como podemos transformar um objeto da vida real em código Java ? Classes Na linguagem Java todas as vezes que precisamos criar novos códigos ou transformar algum objeto da vida real em código, utilizamos as classes. As classes são constituídas por um nome, portanto iremos criar uma classe chamada Produto. Veja o exemplo abaixo: public class Produto { }

Criando o primeiro programa em Java no Windows

Neste tutorial vamos criar uma aplicação Java utilizando o um editor de texto qualquer e o prompt de comando do Windows. Pré requisitos: JDK. (Caso não tenha, temos um tutorial de instalação e configuração ) Escolha um local aonde você queira armazenar o seu programa e crie um diretório com o nome que desejar. Utilizaremos a unidade C: e criaremos um diretório com nome java, conforme no exemplo abaixo: