Pular para o conteúdo principal

Variáveis e seus tipos

No mundo da programação é frequente solucionarmos diversos casos que envolvam um determinado cálculo para chegarmos a um resultado esperado. Como sabemos que na matemática e no mundo real, sempre lidaremos com números e fatores diferentes, esses resultados podem variar... Devido a essa necessidade para diversas soluções, utilizamos as variáveis para armazenar cada valor que queremos e manipulamos da maneira que for necessária.
Como declarar uma variável?

Cada variável é constituída por um tipo e um nome. O tipo é a forma que identificamos o valor que será armazenado nessa variável, ou seja, se queremos um número inteiro, um número decimal ou outro valor qualquer. Já o nome é a forma que identificamos a variável para conseguirmos utilizá-la. Veja o exemplo:

int numero;

numero = 10;

No exemplo acima está sendo declarada uma variável do tipo int que é mais conhecida como "variável do tipo inteiro" e o nome dela é numero. Note que também foi feita uma atribuição para essa variável com o valor 10, isso significa que a partir desse momento, em qualquer lugar que utilizarmos a variável numero e não fizermos nenhuma nova atribuição com ela, o valor dela continuará a ser 10!

Vamos testar!

public class TesteVariavel {

 public static void main(String[] args) {
  int numero; 
  numero = 10;
  
  System.out.println(numero);
 }
}
Note que foi impresso o valor 10. Para que isso fosse possível utilizamos o comando System.out.println(); que tem por finalidade imprimir mensagens no console, ou seja, será por meio dele que iremos obter as respostas das nossas aplicações... Podemos também, além de só imprimir a variável, imprimir uma string(texto) junto com a variável. Veja o exemplo:

public class TesteVariavel {

 public static void main(String[] args) {
  int numero; 
  numero = 10;
  
  System.out.println("valor da variavel " + numero);
 }
}
Agora vamos fazer operações aritméticas básicas, como somar, subtrair, multiplicar e dividir. veja o exemplo:

public class TesteVariavel {

public static void main(String[] args) {

 int numero;
 numero = 10;

 // somando 2
 numero = numero + 2;

 System.out.println("somando 2 na variavel: " + numero);

 // subtraindo
 numero = numero - 5;

 System.out.println("subtraindo 5 na variavel: " + numero);

 // multplicando por 2
 numero = numero * 2;

 System.out.println("multiplicando por 2 a variavel: " + numero);

 // dividindo por 2
 numero = numero / 2;

 System.out.println("dividindo por 2 a variavel: " + numero);  

 }

}
Veja que é possível fazer diversas operações com as variáveis, desde contas básicas a contas mais complexas como por exemplo.

public class TesteVariavel {

 public static void main(String[] args) {
  int numero;
  numero = 10;

  numero = numero + 10 * 6 / 2 + 3;

  int resultado = numero;

  System.out.println("Resultado da conta: " + resultado);

  }

}
Variáveis primitivas

Nos nossos exemplos nós utilizamos apenas variáveis do tipo inteiro(int) que é uma variável primitiva! Existem outras variáveis primitivas como por exemplo char, float, double entre outros. Cada um possui uma característica própria. Por exemplo, com o char nós podemos declarar apenas um caractere qualquer, com o double podemos lidar com números decimais. Como por exemplo

public class TesteVariavel {

 public static void main(String[] args) {

  char caractere = 'a';

  double numeroDouble = 220.44;

  System.out.println("imprimindo char: " + caractere);
  System.out.println("Imprimindo Double: " + numeroDouble);

  }
}
Veja que cada variável primitiva contém a sua importância e utilidade. Em Java geralmente utilizamos essas variáveis primitivas como atributos de classes para identificar uma determinada regra de negócio como por exemplo, salários, idade ou qualquer tipo de atributo que uma determinada regra exija.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O padrão CamelCase

CamelCase é o padrão que ensina a prática de escrever palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada em maiúsculo e unidas sem espaço. O CamelCase é um padrão muito utilizado em várias linguagens de programação, como o Java, PHP e Ruby. Apesar de ser um padrão muito adotado na programação, é normal encontrarmos algumas diferenças de uma linguagem para a outra. Mas por que eu devo utilizar o CamelCase? Esta é uma pergunta muito importante que você deve sempre fazer quando estudar um novo padrão.

Classes, Atributos e Métodos.

Projeto A partir desse post iremos considerar o desenvolvimento de um projeto para um supermercado, e o mesmo será utilizado como exemplo no decorrer dos demais post. Iremos começar pela criação de um produto para esse supermercado, mas como podemos transformar um objeto da vida real em código Java ? Classes Na linguagem Java todas as vezes que precisamos criar novos códigos ou transformar algum objeto da vida real em código, utilizamos as classes. As classes são constituídas por um nome, portanto iremos criar uma classe chamada Produto. Veja o exemplo abaixo: public class Produto { }

Criando o primeiro programa em Java no Windows

Neste tutorial vamos criar uma aplicação Java utilizando o um editor de texto qualquer e o prompt de comando do Windows. Pré requisitos: JDK. (Caso não tenha, temos um tutorial de instalação e configuração ) Escolha um local aonde você queira armazenar o seu programa e crie um diretório com o nome que desejar. Utilizaremos a unidade C: e criaremos um diretório com nome java, conforme no exemplo abaixo: